Sexta-feira, 29 de  março de  2024

Empregados da Ebserh definem proposta de ACT 2019-2020

Empregados da Ebserh de todo o Brasil se reuniram na sede da Condsef/Fenadsef no dia 7 em Brasília, para discutir a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019-2020 da categoria. No dia 8 foram votadas e definidas as cláusulas que serão protocoladas na Ebserh pela Condsef/Fenadsef já nesta semana. Um dos itens já votados pelos representantes da categoria foi o índice de reposição inflacionária que será baseado no ICV-Dieese. Até novembro deste ano o acumulado da inflação pelo ICV é de 4,08%. Além disso, os empregados debatem demandas de cláusulas sociais e econômicas que devem apresentar à empresa.

A data base dos empregados da Ebserh é em março. A Condsef/Fenadsef espera conseguir uma reunião ainda este ano com representantes da empresa para já dar início ao processo de negociação do próximo ACT. Nos acordos anteriores foi necessária intervenção do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O objetivo é que um consenso entre os empregados e a empresa seja alcançado neste próximo acordo para que não haja necessidade de mediação da Justiça.

Histórico de ACT

A Condsef/Fenadsef elaborou para a categoria uma cartilha com o histórico de todos os ACT já firmados entre 2014 e 2018. Objetivo é, além de facilitar pesquisas dos direitos coletivos dos empregados, é registrar avanços já alcançados e assegurar a manutenção de direitos conquistados. Confira aqui o conteúdo da cartilha.

Além das cláusulas desse novo ACT, foram definidos também os representantes dos empregados que vão compor a comissão que vai negociar com a empresa. Em todo o Brasil, a categoria deve estar mobilizada e atenta a todo o processo. (Com Condse/Fenadsef)